Negócios
Páscoa: oportunidades muito além dos chocolates
Com a proximidade da Páscoa, veja como gerar oportunidade de negócios!


Não só para os negócios de alimentos e bebidas, a páscoa traz diversas oportunidades para os pequenos negócios.
A época doce e seus benefícios
A celebração que faz parte do calendário cristão e não tem uma data exata. Costuma ocorrer entre o fim dos meses de março e abril, e em 2023 será no dia nove de abril. A data engloba um perfil amplo de clientes, de larga faixa etária, diferentes classes sociais e gêneros. Os coelhos marcam a identidade visual do período e o ponto forte é o comércio de itens alimentícios, como doces e chocolates, principalmente no formato de ovos.
Cestas de café da manhã, kits com produtos artesanais e coloniais são outros diferenciais do período. A Páscoa também teve um outro tipo de perfil de compras em 2022. O faturamento total aumentou em 8,8% em comparação a 2021, mas houve uma queda na compra de ovos de Páscoa e um aumento no consumo de bombons e barras de chocolate. Diante das dificuldades econômicas, é possível que esse comportamento de consumo se repita.
Jornada de compra
O dia a dia já é suficientemente complicado para que o momento das compras apresente barreiras
entre os clientes e os produtos. Por isso é fundamental garantir que a jornada de compra seja a mais simples possível, ainda mais no meio digital.
Aposte em estratégia “figital”
“Figital” ou “phygital” é um termo que une as palavras físico e digital e busca indicar, exatamente, a importância no alinhamento das operações presenciais e on-line. O “figital” acompanha um perfil de cliente que utiliza tanto os meios digitais quanto os físicos, de maneira concomitante, na hora de pesquisar e realizar uma compra. Integrar esses espaços é fundamental para uma estratégia de sucesso no “figital”.
Pós-compra
Tão importante quanto ter uma experiência de compra satisfatória é ter suporte em caso de trocas, dúvidas ou reclamações: daí a importância do pós-compra. O cliente precisa se sentir atendido após o processo de compra, portanto, esteja disponível em diferentes canais para responder a eventuais questionamentos ou mesmo trabalhar com vistas à resolução de problemas, quando eles surgirem.
Tendências de consumo para o ano de 2023
-
Tecnologia “humanizada”: a comunicação com clientes por meio de robôs ou inteligência artificial (IA) é uma tendência que foi bem aceita, porém não se pode negligenciar o aspecto humano. É importante ter um “toque humano” para que haja uma conexão emocional com o consumidor.
-
Preocupação com o orçamento: diante das dificuldades econômicas, famílias do mundo todo têm planejado melhor o que consumir. Estratégias de descontos, outras possibilidades de consumo, como assinaturas e parcelamentos, são formas criativas de manter o consumidor comprando.
-
Sustentabilidade: a preocupação com a origem dos produtos e a produção de lixo tem se tornado um fator decisivo no momento da compra. Os consumidores estão apreensivos sobre como afetam o meio ambiente e preferem marcas que compartilhem da mesma visão.
-
Nova geração de consumidores: nascidos na era digital, os Gen Z já fazem parte do mercado consumidor e têm outra forma de consumir. Ao se informarem principalmente pelas redes sociais, confiam nas avaliações de outras pessoas e buscam marcas que compartilham de valores parecidos com os seus.
Confira também
Food Service
Fundação Bunge foca na empregabilidade de jovens para suprir a alta demanda no mercado de panetones.
Padarias de São Paulo devem vender 1,8 milhão de panetones, mas carecem de mão de obra. Fundação Bunge foca na empregabilidade de jovens.
Food Service
Conheça tendências em bolos
Milhares de vídeos no TikTok surgiram com revelações criativas de bolos incendiados, a nova tendência.
Food Service
Positividade com relação à Copa do Mundo para o Food Service
A Copa do Mundo traz diversas oportunidades a restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e toda cadeia que atua no mercado de alimentação fora do lar.
Food Service
O pão de fermentação natural é melhor ou não? O que dizem os especialistas
O pão de fermentação natural é uma tendência crescente..
Negócios
Dia dos Pais: como preparar o estabelecimento para esta data
É essencial para os estabelecimentos entenderem os perfis de públicos e tipos de pais para elaborar estratégias mais assertivas.
Food Service
Qual a melhor farinha de trigo para pães suaves?
Os ingredientes utilizados influenciam diretamente no resultado final
Negócios
Treinamento de balconista: como atender o cliente na padaria ou confeitaria
Colaboradores possuem um papel fundamental para gerar experiências positivas para o cliente em um estabelecimento.
Food Service
Confira o passo a passo do pão de fermentação natural
Temperatura e tempo impactam diretamente no resultado final do produto
Negócios
A História do Pão
Conhece a história do querido pãozinho? Vem ver!
Negócios
Nova projeção da safra de trigo para 2023
Bolsa argentina faz novo corte na projeção da safra de trigo 2022/23